A Arte de Anitta não é só entretenimento
Tenho Lido

A Arte de Anitta não é só entretenimento

“Quem continua repetindo o discurso de que ‘falta profundidade’ nas letras, precisa estudar um pouco de Brasil e entender o real valor - econômico e social - que o funk

  • Publishedabril 5, 2022

 
Anitta atingiu recentemente o marco de ser a primeira brasileira a chegar ao Top 1 do Spotify Global, com 6,3 milhões de reproduções. Esse seu marco é significativo porque se trata de uma representante de uma expressão musical realmente popular, o funk, voz dos “invisíveis” que habitam as periferias.
 
Não é a primeira grande vitória dessa cantora de funk. Em 2018, nossas elites torceram o nariz, enciumadas, quando ela foi convidada para proferir palestra na prestigiosa Universidade de Harvard. Dá-lhe, Anitta!
 
O sucesso dessa brilhante funkeira representa mais do que somente o reconhecimento a uma artista. Com ela vai a expressão de sentimentos e expectativas de sua comunidade, seus pares, seus semelhantes no desenho social.
 
O escritor Vargas Llosa, prêmio Nobel de Literatura, lembra-nos que arte não é só entretenimento. A arte refina a sensibilidade e estimula aspirações; apura a percepção da realidade vivida e impede que nos tornemos autômatos. Por isso, ele lembra, a cultura e seus artistas são reprimidos nas ditaduras. E, com ditadura ou não, a arte das periferias sofre repressão também pelas elites dominantes.
 
“Quem continua repetindo o discurso de que ‘falta profundidade’ nas letras, precisa estudar um pouco de Brasil e entender o real valor – econômico e social – que o funk trouxe para a favela, pra entender o porquê de ele ter ganhado o mundo” – escreveu Anitta em sua conta no LinkedIn.
 
“Ah, mas o funk só fala de sexo e violência”, diria alguém. Suas letras dizem da realidade das periferias onde a presença mais notada do Estado é a repressão policial. Calar-lhes é só mais uma violência. Que o Estado as ouça para assistir seus direitos.
 
Sucesso, Anitta!
 
 
——-
Bibliografia
Vargas Llosa. Mario. É necessário que a arte exista (2 min). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=tUagLka4YYU. Acesso em: 8 novembro. 2021.
 
Revista Veja. Anitta é aplaudida de pé em palestra em Harvard. <https://veja.abril.com.br/cultura/anitta-e-aplaudida-de-pe-em-palestra-em-harvard/>. Publicado em 7 abril 2018. Acesso em 5 abril. 2022.
 

Written By
Gilberto Vitor

Escritor, pesquisador independente - Literatura, Filosofia, Linguística.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *